Você já ficou em silêncio hoje?
Vivemos em um ruído constante interno e externo e esquecemos de silenciar.
O barulho externo do cotidiano é ensurdecedor, compartilhamos as frustrações dos outros sem dar autorização para isso.
A pessoa acorda mal, te encontra no elevador e nem lhe dá um bom dia, com isso começamos o dia com o nervoso do outro.
compartilhado - Pinterest Carla Harris
Como pedestres, queremos atravessar uma rua e um carro ou moto, não nos dá a devida e justa passagem porque ele está com pressa, porque ele tem seus próprios compromissos e já acordou no automático.
Os motoristas jogam as suas frustrações em um buzinaço que consegue tirar qualquer um do prumo.
Já o barulho interno em nossas cabeças grita, fala sem parar e nos cobra de que precisamos ter e ser tudo, o dia todo.
O silêncio acalma, acalma o espírito, a alma e o corpo e com isso nos permite parar e conseguimos ouvir e perceber as respostas recebidas e nem sempre são percebidas.
Algumas pessoas fazem retiros de silêncio em lugares afastados como em alguns mosteiros, passam o fim de semana sem internet, sem conexão com o mundo lá fora, o objetivo é desconectar, silenciar.
Mas como nem sempre podemos sair de cena por alguns dias, que tal iniciarmos com um ritual diário?
Podemos falar muito deste assunto por aqui, mas o primeiro passo pode ser estar no presente momento, nem no passado e nem no futuro. Estar aqui e agora.
E para estar no agora bastam pequenos gestos, como por exemplo, quando fizer uma refeição, não faze-la ouvindo músicas ou assistindo alguma coisa que possa distraí-lo, esteja no momento presente, ali na sua refeição, ou quando iniciar o dia, não começar já com o celular nas mãos assistindo matérias que na maioria das vezes são péssimas notícias, essas coisas que nos distraem abrem as portas para os ruídos externos, na verdade para mais ruídos além dos habituais.
Orar, contemplar a chama de uma vela, uma flor, ouvir o som dos pássaros ou uma música clássica, parece que é bobo, mas faz toda a diferença.
O silêncio é proteção, pratique a interiorização.
Tenha uma semana tranquila,
Danielle Parada Oficial para Unstoppable Mag.