Menos brilho para viver melhor.
Em primeiro lugar você sabe o que é estilo Old Money?
Old Money significa “dinheiro velho” que trás o conceito de herdeiros de grandes fortunas que se acumulam de geração em geração.
Esse é o conceito para moda, mas daria para utilizar esse conceito para casa?
Sim. Mas já posso adiantar que "tendência" está fora do estilo, então se você se atrai pela moda passageira, Old Money não é seu estilo nem para moda e nem para casa.
F az referência ao estilo dos nascidos herdeiros de famílias burguesas, que vivem uma vida luxuosa a base de fortunas acumulada há gerações porém são discretos, não ostentam, valorizam a tradição e a sofisticação. Preza pelas peças clássicas e duráveis e evita modas passageiras.
Isso resume o mobiliário clássico de alta qualidade.
"A arte que enobrece com o tempo".
Quando o assunto é viver bem a minha frase é:
"Tire os seus sapatos e aproveite".
Sou a favor de casa com cara de casa, com vida, memórias afetivas, com aquela gaveta da bagunça, com os desenhos infantis, fotos na parede das recordações, vasos com plantas e flores naturais, uma estante com livros...
Instagram image - Ralf Lauren Home
Pinterest image - Vintage Gallery Wall
Instagram image - Ralf Lauren Home
A casa é nosso santuário, é onde mora o sagrado, onde nosso bem maior descansa, se alimenta, se recompõe e recarrega as energias para o dia seguinte.
Precisamos nos conscientizar que a vida passa, tudo é no automático, no controle, no botão, no celular e é em casa que precisamos nos desapegar do externo mundo caótico.
Se a casa tem a cara do mundo lá fora nunca descansamos, ficamos irritados e nem nos damos conta do quanto que o ambiente influência.
A tal "tendência" é morar em uma casa estilo caixote com uma porta de entrada do tamanho de um portal, tem a forma de um shopping, mas não é.
É uma casa que não conta a história da familia, que não tem objetos, é vazia, minimalista.
Chega a ser engraçado esse minimalismo nas casas, a casa tem "menos", mas tem uma TV do tamanho da parede, uma geladeira gigante para uma ou duas pessoas no máximo e um sofá reto para 12 pessoas sentarem enfileiradas.
Porque essa padronização misturada com ostentação?
Como se não bastassem os acabamentos que são dos mais caros e infelizmente sem harmonia alguma, uma poluição visual com muito vidro, muito brilho, muito led e pouca vida.
Cadê a casa com cara de casa? Onde está o problema em ter uma casa aconchegante, que abraça e acolhe?
Pinterest image -
Acredito que o problema é a falta educação profissional para argumentar com o cliente na hora das escolhas, quais as necessidades e rotina da casa e o que é viver bem para aquela família. Já do lado do morador, muitos acham que apliques com brilho e muito vidro, são sinônimos de sofisticação e é exatamente o contrário. A história fashion do "old money" vale para vestir a casa também.
Pinterest image Antiques & interior - Pinterest image Nara Pereira
Uma casa bem decorada não tem almofadas com pingentes de falsos cristais.
Isso que escrevo é tão verdade que posso provar.
Vocês já perceberam que os refúgios (muitos dos lugares mais caros para fazer turismo / viajar) são os lugares que tem ares de casa?
Pousadas com camas em madeira, dossel com véu, sofás com almofadas que abraçam a gente e por aí vai. Alguns projetos com estilo mais simplista indo para o rústico e outros com toques de sofisticação mas sem perder a essência de casa que acolhe.
São casas de praia com toque de casa de pescador ou casas de campo com ares de fazendas, porque isso?
A psicologia explica. Esse tipo de ambientação nos remete a lembranças, afetos e relaxamos. Nos desliga do modo automático, já que é tão diferente da massa arquitetônica que vivemos nos dias de hoje.
Fantástica a ideia desses investidores, que ganham com o que poderíamos ter no conforto de nossas casa se as escolhas dos projetos, mobiliários e acabamentos fossem para o verdadeiro bem estar do morador e não para a ostentação.
Pinterest image Emily Rector - Pinterest image Angelica Nardi
Uma casa pode ser sofisticada e confortável sem parecer a casa da "vovó" como muitos dizem de maneira pejorativa.
Mas bem sabemos que quando querem viver boas lembranças, cafuné, colo e um delicioso bolo, eles sabem o endereço para onde ir né?
E a sua casa, é o seu refúgio?
quando chegar em casa,
tire os sapatos e fique a vontade.
com amor,
Danielle Parada Oficial para Unstoppable Mag
Pinterest image Mitch