-
- "O Quê Sua Alimentação Tem A Ver Com Sua Menstruação?"
Muitas pessoas pensam em dor, sangue, horas de cólica, remédios, cházinho, e um bom chocolate quando se fala sobre “menstruação.” Bem, infelizmente para muitas mulheres isso é uma realidade. Eu entendo e devemos reconhecer que esse padrão não significa ser igual para todas, porém não podemos fingir que não acontece. Mas essa é a questão… Por que será que muitas de nós sentimos tanta dor?
Antes de te contar o que eu descobri nesses últimos meses, preciso falar um pouco da minha história, e assim saberá o por que hoje em dia eu acabei descobrindo algumas coisas que infelizmente, ninguém havia me contado até então. Eu tenho talassemia, muito conhecida como “anemia do mediterrâneo,” e por conta disso eu já tenho uma deficiência de ferro no meu organismo.
Quando menstruamos, obviamente perdemos sangue. Um detalhe tão simples estava na minha frente esse tempo todo, mas eu não enxergava. Só que nenhum médico me informou ou contou para a minha mãe, que exatamente por eu ter talassemia eu deveria me cuidar um pouco mais que o normal quando minha menstruação chegasse, o que acabou se tornando um inferno na minha vida.
Pontos Importantes Que Acabei Descobrindo e Meus Maiores Erros:
1. Vitamina B12 e Ferro.
A carência de vitamina B12 e ferro é negativa para o organismo principalmente quando a mulher é anêmica, ou por outro motivo tem deficiência dessa vitamina e micronutrientes. A vitamina B12 consegue auxiliar o ferro, e vice-versa para um organismo “mais forte.” A falta de ferro, pode levar a pessoa se sentir mais fraca, debilitada, ter pouca disposição, e isso era exatamente o que acontecia quando minha menstruação chegava.
Meu primeiro dia de menstruação a cada 28 dias.
Diarreia, vômito, fraqueza, pressão baixa, e uma grande chance de desmaio. Eu simplesmente não tinha vida no meu primeiro dia de ciclo menstrual. Todo mês, era assim. Era impraticável de eu sair, porque além de eu não ter força para me levantar, eu não conseguia sair do banheiro, ao ponto que uma vez cheguei a ficar quase por duas horas sentada no vaso, e segurando minhas mãos na maçaneta da porta de tanta fraqueza, dor, e dor de barriga que eu tinha. Era horrível. Logo, me deitava na cama, minha mãe me dava remédio e um chá. Depois disso, corria para o banheiro, vomitava, e conforme as horas passavam, minha cólica e indisposição melhoravam. Obviamente, eu não sabia do impacto que um “micronutriente” poderia fazer em minha vida. A falta dele, e de uma alimentação mais diversificada me deixou muito abatida. Nem todas mulheres tem talassemia, mas não é por isso que devem esquecer de consumir vitamina B12 e principalmente ferro.
2. Excesso de Estresse.
As pessoas já estão cansadas de saber que o excesso de estresse afeta a saúde. Mas ao mesmo tempo, não fazem muita coisa para mudar, não é mesmo?!
Frase da Victória: “Está tudo bem :) ”
Não, não estava tudo bem. Eu tinha medo de “incomodar.” Eu não falava as coisas que me incomodavam e que me faziam triste, eu só me calava. Eu paguei um preço muito alto por conta disso. Infelizmente, nossa sociedade acha “bonito,” mulheres “boazinhas,” “legaizinhas,” “tranquilinhas,” que fazem tudo pelo bem maior e pelo bem de todos. As pessoas confundem “aceitar tudo” com “ser plena.”
Não significa que porque você não aceita algumas situações, você não é “plena.” Nós temos que nos expressar sim, falar sobre nossos sentimentos sim, e sermos honestas sempre! Essa coisa de fingir que está “tudo bem” quando não está, é a pior coisa que você pode fazer com o seu corpo e sua saúde. Porque a partir do momento que você mente ou omite algo a alguém, a primeira pessoa que você afeta, é você mesma.
3. Atividade Física Constante.
Precisamos quebrar o tabu que temos que usar meias quando estamos menstruadas e que não podemos praticar atividade física. Segundo o livro “Mi Ciclo Menstrual,” por Marian Del Álamo e Miriam Vitoria Losantos, uma psicóloga, e outra nutricionista, isso é mais uma lenda que colocaram em nossas cabeças. É claro, que quando estamos menstruadas não precisamos correr uma maratona e pegar excesso de peso. Porém, o fato de você poder praticar atividade física por 30 minutos todos os dias, isso pode até te ajudar a regular suas cólicas menstruais. (Lembrando que sempre recomendamos praticar atividade física ao lado de um profissional da área.)
4. Fast Food e Seus Excessos.
Uma alimentação rica em legumes, verduras, grãos, frutas, e vegetais, é muito importante para uma vida mais leve e saudável. Eu sempre digo que é natural de querermos comer fast food, alimentos processados. Afinal de contas, em nosso DNA e em hábitos alimentares aprendemos que é algo prático e gostoso (devido a algumas substâncias químicas que conseguem alterar o cheiro.) Porém consumi-los toda semana, é um problema.
Imagina seu organismo lotado de substâncias que não oferecem nutriente algum… será que se tivesse mais nutrientes e vitaminas em seu organismo e funcionando de maneira correta, você teria tanta dor assim?
O Que Eu fiz Para Mudar.
Comecei a consumir mais carne, e ferro perto da minha menstruação chegar. (Mas além da carne, há outras maneiras de obter vitamina B12, então não se preocupe. Entre em nosso artigo “Apenas Carne Possui Vitamina B12? -Tudo Sobre Vitamina B12, E O Complexo B.” para saber mais sobre como suplementar. Não deixe de consumir essa vitamina especial e o ferro.)
Quando compartilhei minha história com a nutri Simone Carrera, ela me ensinou que a vitamina C, ajuda muito ao ferro. Ou seja: Uma semana antes da minha menstruação vir, hoje em dia eu concentro meu cardápio em muitas verduras, (alimentos esverdeados como couve, rúcula, brócolis, normalmente são ricos em ferro), beterraba, grão-de-bico, feijão, lentilha, carne, suco de laranja, e frutas cítricas, para meu corpo estar mais preparado.
Apesar de eu não consumir fast food em geral, eu sempre gostei de alguns alimentos processados, e principalmente quando falamos sobre doce. Hoje em dia, entendo que quando sinto muita vontade de comer doce mas que não faz muito sentido ter esse desejo, bebo muita água, e me pergunto o que eu consumi durante o dia. A falta de nutrientes, auxilia na busca por alimentos “prontos” para satisfazer nossa fome. Por isso, a conexão entre atividade física constante e uma alimentação mais natural, é o melhor remédio que alguém pode tomar.
Cada vez mais, e é com muito orgulho que digo isso, me torno mais “ácida,” rsrsrs. Não digo isso num sentido ruim. Eu não busco humilhar, xingar, ou desrespeitar as pessoas. Mas, sempre tentando ser a mais educada possível, falo o que eu penso, o que me faz falta, o que me deixa feliz e triste. Não podemos mastigar e engolir tudo que vimos. Isso reflete na maneira como comemos, deixamos de comer, e com consequência como nos tratamos. A quantidade e qualidade do que você consome, reflete na maneira como você se sente.
Fale com você.
- Eu estou bem?
- Eu estou feliz?
- O meu curso/trabalho me realiza como profissional?
- Eu superei esse alguém/ essa situação?
- Como posso me sentir mais leve comigo mesma?
- O que eu mais sinto falta?
- O que mais me deixaria feliz agora? Por que não posso fazer isso? O que me impede de fazer isso?
Logo, afirmações e frases que você pode falar para você mesma:
- Você é incrível
- Você é amada
- Obrigada por me salvar
- Você é inteligente
- Você é maravilhosa
- Você é criativa
- Você é guerreira
- Você é Unstoppable (imparável.)
Image owned by Lifestyle Unstoppable.
Fale com seu corpo.
- Do que você sente falta?
- Você se ama?
- Alguém te rejeitou?
- Alguém te machucou?
- Eu estou te machucando? Por que estou fazendo isso com você?
Logo, afirmações e frases que você pode falar para seu corpo:
- Você é bem-vindo
- Você é amado
- Você é único
- Eu te amo
- Você é perfeito para mim
- Obrigada por me mostrar até onde eu consegui chegar
Image owned by Lifestyle Unstoppable.
Não deixe de ser a mulher incrível que você é, para entrar num mundo tão pequeno dos outros. Coma alimentos saudáveis, pratique atividade física, lute pelos seus direitos, e se vista da mulher Unstoppable que você é. Não desista, siga voando.
Image owned by Lifestyle Unstoppable.
(Danielle and Victoria founders of the brand.
- mother and daughter.)
Esse texto é apenas para te dar uma outra perspectiva sobre menstruação. Sempre consulte seus médicos e outros profissionais da saúde. Eles saberão te ajudar. Cada pessoa tem sua história, saúde, e corpo.
Escrito por Victória Parada Daros
Health Coach.
Entre em nosso “Catálogo,” para comprar suas vitaminas, e siga nosso Instagram @lifestyle_unstoppable para mais dicas saudáveis do dia a dia.
- "What Does Your Diet Have To Do With Your Period?"
A lot of people think of pain, blood, hours of cramps, medicine, tea, and good chocolate when they talk about “menstruation.” Well, unfortunately for many women this is a reality. I understand and we must recognize that this pattern does not mean it’s the same for all, but we cannot pretend that it does not happen. But that's the question… Why do so many of us feel so much pain?
Before I tell you what I discovered in these last few months, I need to tell you a little about my story, so you will know why today I ended up discovering some things that unfortunately, no one had told me until then. I have thalassemia, commonly known as “Mediterranean anemia,” and because of that I already have an iron deficiency in my body.
When we menstruate, we obviously lose blood. Such a simple detail was in front of me all this time, but I didn't see it. But no doctor informed me or told my mother that precisely because I have thalassemia I should take care of myself a little more than usual when my period arrived, which ended up becoming hell in my life.
Important Points I Ended Up Discovering and My Biggest Mistakes:
1. Vitamin B12 and Iron.
The lack of vitamin B12 and iron is negative for the body, especially when the woman is anemic, or for another reason has a deficiency of this vitamin and micronutrients. Vitamin B12 can support iron, and vice versa for a “stronger” body. The lack of iron can make a person feel weaker, weakened, have little energy, and that was exactly what happened when my period arrived.
My first day of period every 28 days.
Diarrhea, vomiting, weakness, low blood pressure, and a high chance of fainting. I just had no life on my first day of my menstrual cycle. Every month, it was like that. It was impractical for me to go out, because besides not having the strength to get up, I couldn't get out of the bathroom, to the point that once I got to spend almost two hours sitting on the toilet, and holding my hands on the door handle of so much weakness, pain, and stomachache I had. It was horrible. Soon, I would lie down on the bed, my mother would give me medicine and tea. After that, I'd run to the bathroom, vomit, and as the hours passed, my cramping and discomfort would get better. Obviously, I didn't know the impact a “micronutrient” could make on my life. The lack of it, and of a more diversified diet, left me very depressed. Not all women have thalassemia, but that's not why they should forget to consume vitamin B12 and especially iron.
2. Excessive Stress.
People are already tired of knowing that excess of stress affects health. But at the same time, they don't do much to change, do they?!
Victoria’s Quote: “It's okay :) ”
No, it wasn't okay. I was afraid of “bothering.” I didn't say the things that bothered me and that made me sad, I just kept myself quiet. I paid a very high price for it. Unfortunately, our society thinks it’s pretty “nice,” “quiet,” women who do everything for the greater good and the good of all. People confuse “accepting everything” with “being full.”
It doesn't mean that because you don't accept some situations, you're not "full." We do have to express ourselves, do talk about our feelings, and be honest always! This thing of pretending you're "all right" when you're not is the worst thing you can do to your body and your health. Because from the moment you lie or omit something to someone, the first person you affect is yourself.
3. Constant Physical Activity.
We need to break the taboo that we have to wear socks when we are menstruating and that we cannot exercise. According to the book “Mi Ciclo Menstrual,” by Marian Del Álamo and Miriam Vitoria Losantos, a psychologist, and another is nutritionist, this is yet another legend that has been put in our heads. Of course, when we are menstruating, we don't need to run a marathon and lift more weight. However, the fact that you can practice physical activity for 30 minutes every day can even help you regulate your menstrual cramps. (Remembering that we always recommend practicing physical activity alongside a professional from the area.)
4. Fast Food and Its Excesses.
A diet rich in vegetables, whole-grains, and fruits, is very important for a lighter and healthier life. I always say it's natural to want to eat fast food, processed foods. After all, in our DNA and in our eating habits we learn that it is something practical and delicious (due to some chemicals that can change the smell.) But consuming them every week is a problem.
Imagine your body full of substances that don't offer any nutrient... could it be that if you had more nutrients and vitamins in your body and them working properly, you would have so much pain in your menstrual cycle?
What I Did to Change.
I started consuming more meat, and iron around my period. (But besides meat, there are other ways to get vitamin B12, so don't worry. Head over to our article “Does Only Meat Have Vitamin B12? - All About Vitamin B12, And The Complex B.” to learn more about how to supplement it. Don’t stop consuming this special vitamin and iron.)
When I shared my story with nutritionist Simone Carrera, she taught me that vitamin C helps iron a lot. That is: A week before my period comes, nowadays I focus my menu on a lot of vegetables, (greenish foods like cabbage, arugula, broccoli, are usually rich in iron), beets, chickpeas, beans, lentils, meat, orange juice, and citrus fruits, for my body to be more prepared.
Although I don't eat fast food in general, I've always liked some processed foods, especially when it comes to sweets. Nowadays, I understand that when I really feel like eating sweets but it doesn't make much sense to have that desire, I drink a lot of water, and I ask myself what I consumed during the day. The lack of nutrients helps in the search for “processed” foods to satisfy our hunger. Therefore, the connection between constant physical activity and a more natural diet is the best medicine anyone can take.
More and more, and it is with great pride that I say this, I become more “acid,” lol. I don't say that in a bad way. I do not seek to humiliate, curse, or disrespect people. But, always trying to be as polite as possible, I say what I think, what I miss, what makes me happy and sad. We can't chew and swallow everything we see. This reflects in the way we eat, stop eating, and consequently how we treat ourselves. The quantity and quality of what you consume is reflected in the way you feel.
Talk to yourself.
- Am I okay?
- Am I happy?
- Does my course/job fulfill me as a professional?
- Have I gotten over this someone/this situation?
- How can I feel lighter about myself?
- What do I miss the most?
- What else would make me happy right now? Why can't I do this? What prevents me from doing this?
So, affirmations and phrases you can say to yourself:
- You are awesome
- you are loved
- Thanks for saving me
- You are smart
- You are wonderful
- You are creative
- You are a warrior
- You are Unstoppable
Image owned by Lifestyle Unstoppable.
Talk to your body.
- What do you miss?
- Do you love yourself?
- Did someone reject you?
- Did someone hurt you?
- Am I hurting you? Why am I doing this to you?
So, affirmations and phrases you can say to your body:
- You are welcome
- You are loved
- You are unique
- I love you
- You're perfect for me
- Thanks for showing me how far I've come.
Image owned by Lifestyle Unstoppable.
Don't stop being the amazing woman you are, to get in such a small world of others. Eat healthy, exercise, fight for your rights, and dress like the Unstoppable woman you are. Don't give up, keep flying.
Image owned by Lifestyle Unstoppable.
(Danielle and Victoria founders of the brand.
- mother and daughter.)
This text is just to give you another perspective on menstruation. Always consult your doctors and other healthcare professionals. They will know how to help you. Each person has their story, health, and body.
Written by Victoria Parada Daros
Health Coach.
Translated by Unstoppable Team.
(For questions or suggestions contact by email lifestyleunstoppable@gmail.com )
Check it out our “Catalog,” to buy your vitamins, and follow us on Instagram @lifestyle_unstoppable for more healthy daily tips.
- "¿Qué tiene que ver tu dieta con tu regla?"
Mucha gente piensa en dolor, sangre, horas de cólico, medicina, té y buen chocolate cuando hablan de “menstruación.” Bueno, lamentablemente para muchas mujeres esto es una realidad. Entiendo y debemos reconocer que este patrón no significa ser igual para todos, pero no podemos pretender que no suceda. Pero esa es la pregunta… ¿Por qué tantos de nosotros sentimos tanto dolor?
Antes de contarles lo que descubrí en estos últimos meses, necesito contarles un poco mi historia, para que sepan por qué hoy terminé descubriendo algunas cosas que lamentablemente nadie me había contado hasta entonces. Tengo talasemia, comúnmente conocida como “anemia mediterránea”, y por eso ya tengo una deficiencia de hierro en mi cuerpo.
Cuando menstruamos, obviamente perdemos sangre. Un detalle tan simple estuvo frente a mí todo este tiempo, pero no lo vi. Pero ningún médico me informó ni le dijo a mi madre que precisamente por tener talasemia debía cuidarme un poco más de lo normal cuando me llegara la regla, que terminó convirtiéndose en un infierno en mi vida.
Puntos importantes que terminé descubriendo y mis mayores errores:
1. Vitamina B12 y Hierro.
La falta de vitamina B12 y hierro es negativa para el organismo, especialmente cuando la mujer está anémica, o por otro motivo tiene deficiencia de esta vitamina y micronutrientes. La vitamina B12 puede soportar el hierro y viceversa para un cuerpo "más fuerte." La falta de hierro puede hacer que una persona se sienta más débil, debilitada, con poca energía, y eso fue exactamente lo que pasó cuando me llegaba la regla.
Mi primer día de menstruación cada 28 días.
Diarrea, vómitos, debilidad, presión arterial baja y alta probabilidad de desmayo. Simplemente no tenía vida en mi primer día de mi ciclo menstrual. Todos los meses, era así. Me resultaba poco práctico salir, porque además de no tener fuerzas para levantarme, no podía salir del baño, al punto que una vez llegué a estar casi dos horas sentada en el inodoro, y tomándome las manos en la manija de la puerta de tan débil, dolor y dolor de estómago que tenía. Era horrible. Pronto, me acostaría en la cama, mi madre me daría medicina y té. Después de eso, corría al baño, vomitaba y, con el paso de las horas, mis calambres y molestias mejoraron. Obviamente, no sabía el impacto que un “micronutriente” podía tener en mi vida. Su falta y de una dieta más diversificada me dejó muy debilitada. No todas las mujeres tienen talasemia, pero no es por eso, deben olvidarse de consumir vitamina B12 y sobre todo hierro.
2. Estrés excesivo.
La gente ya está cansada de saber que el exceso de estrés afecta a la salud. Pero al mismo tiempo, no hacen mucho para cambiar, ¿verdad?
Frase de Victoria: "Está bien :)"
No, no estaba bien. Tenía miedo de "molestar." No dije las cosas que me molestaban y me entristecían, simplemente me quedé callada. Pagué un precio muy alto por ello. Desafortunadamente, nuestra sociedad piensa que es bello, mujeres “buenas,” “tranquilas”, que hacen todo por el bien mayor y el bien de todos. La gente confunde “aceptar todo” con “estar llena.”
No significa que porque no aceptas algunas situaciones, no estás "llena." Tenemos que expresarnos si, hablar de nuestros sentimientos si, y ser sinceras siempre! Eso de fingir que estás "bien" cuando no estás, así es lo peor que puedes hacerle a tu cuerpo y a tu salud. Porque desde el momento en que mientes u omites algo a alguien, la primera persona que afectas eres tú misma.
3. Actividad física constante.
Necesitamos romper el tabú de que tenemos que usar calcetines cuando estamos menstruando y que no podemos hacer ejercicio. Según el libro “Mi Ciclo Menstrual”, de Marian Del Álamo y Miriam Vitoria Losantos, psicóloga y otra nutricionista, esta es otra leyenda más que se nos ha metido en la cabeza. Por supuesto, cuando estamos menstruando no necesitamos correr una maratón y aumentar de peso. Sin embargo, el hecho de que puedas practicar actividad física durante 30 minutos todos los días puede incluso ayudarte a regular tus cólicos menstruales. (Recordando que siempre recomendamos practicar actividad física junto a un profesional en el área.
4. La comida rápida y sus excesos.
Una dieta rica en verduras, legumbres, cereales, frutas y hortalizas es muy importante para llevar una vida más ligera y sana. Siempre digo que es natural querer comer comida rápida, alimentos procesados. Después de todo, en nuestro ADN y en nuestros hábitos alimenticios aprendemos que es algo práctico y delicioso (debido a algunos químicos que pueden cambiar el olor). Pero consumirlos todas las semanas es un problema.
Imagina tu cuerpo lleno de sustancias que no aportan ningún nutriente... ¿Será que si tuvieras más nutrientes y vitaminas en tu cuerpo y funcionara correctamente, tendrías tanto dolor?
Lo que hice para cambiar.
Empecé a consumir más carne y hierro alrededor de mi período. (Pero además de la carne, hay otras formas de obtener vitamina B12, así que no se preocupe. Consulte nuestro artículo "¿Solo la carne tiene vitamina B12? - Todo sobre la vitamina B12 y el complejo B" para obtener más información sobre cómo para complementarla. No dejes de consumir esta vitamina especial y hierro.)
Cuando compartí mi historia con la nutricionista Simone Carrera, me enseñó que la vitamina C ayuda mucho al hierro. Es decir: Una semana antes de que me venga la regla, hoy en día concentro mi menú en muchas verduras, (los alimentos verdosos como la col, la rúcula, el brócoli, suelen ser ricos en hierro), la remolacha, los garbanzos, las alubias, las lentejas, la carne, el jugo de naranja, y cítricos, para que mi cuerpo esté más preparado.
Aunque no como comida rápida en general, siempre me han gustado algunos alimentos procesados, especialmente cuando se trata de dulces. Hoy en día entiendo que cuando tengo muchas ganas de comer dulces pero no tiene mucho sentido tener ese deseo, bebo mucha agua, y me pregunto qué consumí durante el día. La falta de nutrientes ayuda en la búsqueda de alimentos "preparados" para saciar nuestra hambre. Por lo tanto, la conexión entre la actividad física constante y una dieta más natural es la mejor medicina que cualquier persona puede tomar.
Cada vez más, y es con mucho orgullo que lo digo, me vuelvo más “ácida”, jejeje. No lo digo de mala manera. No busco humillar, maldecir o faltar el respeto a las personas. Pero, siempre tratando de ser lo más educada posible, digo lo que pienso, lo que extraño, lo que me alegra y me entristece. No podemos masticar y tragar todo lo que hemos visto. Esto se refleja en la forma en que comemos, dejamos de comer y, en consecuencia, cómo nos tratamos a nosotros mismos. La cantidad y calidad de lo que consumes se refleja en cómo te sientes.
Hable Contigo
- ¿Estoy bien?
- ¿Estoy contenta?
- ¿Mi curso/trabajo me llena como profesional?
- ¿He superado a este alguien/esta situación?
- ¿Cómo puedo sentirme más ligera conmigo misma?
- ¿Qué es lo que más extraño?
- ¿Qué más me haría feliz en este momento? ¿Por qué no puedo hacer esto? ¿Qué me impide hacer esto?
Entonces, afirmaciones y frases que puedes decirte a ti misma:
- Eres increible
- Eres amada
- Gracias por salvarme
- Eres inteligente
- Eres maravillosa
- Eres creativa
- Eres una guerrera
- Eres Unstoppable (imparable).
Image owned by Lifestyle Unstoppable.
Hable Con Tu Cuerpo
- ¿Qué extrañas?
- ¿Te quieres a ti mismo?
- ¿Alguien te rechazó?
- ¿Alguien te lastimó?
- ¿Te estoy lastimando? ¿Por qué te estoy haciendo esto?
Entonces, afirmaciones y frases que le puedes decir a tu cuerpo:
- Eres bienvenido
- Eres amado
- Eres especial
- Yo te amo
- Eres perfecto para mi
- Gracias por mostrarme lo lejos que he llegado.
Image owned by Lifestyle Unstoppable.
No dejes de ser la mujer increíble que eres, para entrar en un mundo tan pequeño de los demás. Come sano, haz ejercicio, lucha por tus derechos y vístete como la mujer Imparable que eres. No te rindas, sigue volando.
Image owned by Lifestyle Unstoppable.
(Danielle and Victoria founders of the brand.
- mother and daughter.)
Este texto es solo para darte otra perspectiva sobre la menstruación. Siempre consulte a tus médicos y otros profesionales de la salud. Ellos sabrán cómo ayudarte. Cada persona tiene su historia, su salud y su cuerpo.
Escrito por Victória Parada Daros
Health Coach.
Traducido por Unstoppable Team.
(Para dudas o sugerencias contactar por correo electrónico: lifestyleunstoppable@gmail.com )
Ingresa a nuestro “Catálogo,” para comprar tus vitaminas, y sigue nuestro Instagram @lifestyle_unstoppable para más consejos saludables para el día a día.